José é um tipo de Jesus, logo Israel (seu pai) neste contexto simboliza Deus. Israel amava mais a José que seus outros filhos. Jesus é o filho amado de Deus, em quem Ele tem todo prazer. Se estivermos em Jesus o amor de Deus é direcionado para nós porque estamos n’Ele. Deus tem prazer em nossas vidas por causa de Jesus. Só José agradava Israel. Israel fez uma túnica talar para José, esta túnica de mangas compridas era diferente das demais e isto suscitou a ira de seus irmãos. Jesus é nosso sacerdote e veste uma túnica talar. Muitas vezes nós, seus irmãos, estamos tentando matar Jesus em nossas vidas, ou seja, não deixamos Ele reinar em nossas vidas.
Nós recebemos Jesus e Ele tem uma revelação, mas por causa desta revelação muitas vezes O rejeitamos. Se Jesus não reinar em nossas vidas viveremos em trevas, sem revelação.
• José foi enviado ao campo porque Deus está preocupado com o homem – Deus se preocupou conosco e nos enviou Jesus. Os irmãos de José recusaram-no, assim também recusamos Jesus quando não aceitamos a Palavra de Deus. Os irmãos de José tentaram matá-lo, assim hoje tentamos matar Jesus.
• O juízo sobre a terra – Houve fome na terra e os filhos de Israel foram para o Egito e lá encontraram José. Tiveram que se prostrar diante de José. Um dia todos terão que se prostrar diante de Jesus e reconhecer que Ele é o Senhor. Não precisamos esperar esta época pois podemos ter Jesus reinando em nossas vidas hoje.
• A revelação cumprida – assim como a visão de José se cumpriu, a revelação de Jesus será cumprida. Não precisamos viver as dificuldades desta vida por rejeitarmos Jesus, mas podemos viver a revelação de Deus para as nossas vidas, se estivermos rendidos a Jesus e a sua revelação, estaremos vivendo muito bem nesta terra.
Segundo o Salmo 127.8 podemos ter um recomeço por que ainda temos a esperança de uma nova vida. Jesus nos perdoa pelo fato de rejeitarmos a sua soberania se retrocedermos. Precisamos voltar e nos relacionar com Jesus da maneira certa, não podemos colocar Jesus no buraco, nem vende-lo aos ismaelitas. Podemos nos prostrar sem precisar descer ao Egito, precisamos nos relacionar com Jesus não por causa de nossas necessidades pessoais, mas sim porque precisamos do perdão e do íntimo relacionamento. Só Jesus pode nos confortar e recolher as nossas lágrimas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário